terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A importância da vírgula!!! Veja aí!

Recebi esta tirinha de uma aluna, resolvi publicar aqui e discutir. Vamos lá no leia mais, depois de ler a tira, é claro!!!

Tirinha do
Dr. Pepper

Digo sempre aos meus alunos que a pontuação é uma forma que o homem inventou de retratar,
na linguagem escrita, a entonação da voz, o efeito de emoções, as intenções, além, é claro, os aspectos sintáticos e semânticos do texto, que lhes são muitos caros na aprendizagem. Mas vamos aí a uma aulinha de
vírgula:

Em que sentido a palavra porra foi interpretada na tirinha para que a mocinha não percebesse a presença de uma vírgula ali depois do verbo?

Vejamos:
A palavra porra nem sempre é pejorativa, pode ser entendida como um palavra que entra no lugar de um objeto, ou seja, nomeia algum objeto, pode ser um um chamamento, pode ser a expressão de um sentimento do emissor da mensagem.
Essa porra não funciona!!! Porra no lugar de objeto - substantivo que exerce função de sujeito.
Pega essa porra e joga fora!!! Porra no lugar de objeto - substantivo que completa o sentido do verbo.
Oh, seu porra, você nem apareceu lá em casa! Porra como chamamento - vocativo
Porra, velho, como isso pode ter acontecido!! Porra no lugar de Urra! ou Nossa! - interjeição.

Qual foi a verdadeira intenção do emissor da mensagem em "Poxa, vamos beber, porra"? E como a receptora a interpretou?
E, se a receptora da mensagem tivesse visualizado a mensagem, teria como dar essa interpretação tão pérfida? O que faltou na fala do emissor para que a receptora tivesse tal interpretação?

Hummm!!! Vai aí a dica:
Compare os dois últimos quadrinhos: o que determina o sentido da palavra porra é justamente a presença da vírgula. Se eu coloco a vírgula, a bendita palavrinha expressa um sentimento de revolta, o que se verifica pela expressão do rosto do mocinho. Assim, ela expressa uma emoção; é, pois, uma interjeição.
Se retiro a vírgula, a bendita palavrinha passa a ser, expressamente, o complemento do verbo "beber" - que tem sentido incompleto - pois quem bebe, bebe algo, certo? Daí nasce o sentido dado pela mocinha. Ela não visualizou a bendita vírgula entre o verbo e a maldita... ops... digo, mal dita palavrinha. (rsrsrsrs)
Entenderam?

No próximo capítulo, discutiremos o uso da expressão afim (ou seria a fim?), presente no segundo quadrinho da tirinha, beleza?

Nenhum comentário: