domingo, 29 de março de 2009

Socorro, alguém me dê um coração

Por Rosamélia
Ontem tive o prazer de ouvir Alice Ruiz e Arnaldo Antunes no mesmo show. A poetiza falou ao público do processo de produção literária: o momento inspirador, o incentivo, a motivação, já que este foi o questionamento recorrente durante a programação de "Caminhos Poéticos da Canção".
A poetiza recitou poesias de seu livro "Navalha na liga", as quais revelam um espírito provocativo e rebelde. Uma rebeldia contra valores sociais machistas que impregnam a sociedade até hoje. Por aí se observa o espírito inovador de exalar poesia da artista, já que ela começa sua produção lá na década de 60, durante todo o reboliço político-ditatorial em que vivia a nossa sociedade. A sua poesia apresenta ideias curtas acerca dos sentimentos universais, mas de uma forma tão artisticamente singular que nos surpreende a grandeza do contéudo-sentido revelado. O momento mais emocionante do show foi aquele em que ela recitou "Socorro" que nós conhecemos na voz do glamouroso Arnaldo Antunes. A letra da canção é linda; mas, contextualizada a sua inspiração e na voz de Alice, tornou-se, para mim, extraordinariamente bela. Logo após, Arnaldo Antunes presentou os nossos ouvidos com aquele vozeirão e aquele jeito maroto de ser cantor que é próprio dele. O show foi um espetáculo emocionante. E posto aqui uma palhinha para todos já que essa música tem muito a ver com o meu momento presente. Aliás é o meu presente, ambiguamente falando, dado por Alice Ruiz e Arnaldo Antunes numa linda canção poética. Uma viagem dentro do meu existir; vasto... Tanto quanto a minha imaginação, o meu sentir que parece resumir o tudo e o nada, o meu espírito inquieto em meio a tantos sentimentos, que não se revelam. "Socorro... alguém me dê um coração, que esse não bate nem apanha... qualquer coisa que se sinta, tem tanto sentimentos, deve ter algum que sirva". Veja o vídeo


Nenhum comentário: