domingo, 23 de julho de 2017

Dicas para uma boa produção de texto.

Posto aqui algumas recomendações retiradas de livros didáticos para se produzir um bom texto dissertativo-argumentativo. Mas vale lembrar que, mais do que regras, o que determina a originalidade de um texto e a relevância das ideias apresentadas, é a criatividade do escritor, é o modo de organização do pensamento, é o respeito às metarregras de coerência, quais sejam a unidade temática, a relação entre as ideias do texto e a progressão delas, e a não-contradição e, é, sobretudo, o conhecimento das diversas áreas articulado para defender a tese a partir da temática proposta. Beleza? Posto aqui a pedido de alunos, que, espero, façam bom proveito do material. Junto vão as duas propostas de redação dos dois últimos ENEM.

-->
Redação no ENEM e nos Vestibulares
Competências cobradas na prova de texto do ENEM - retiradas do site do MEC
Parte Objetiva: Produção de texto

I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Dicas
- Se você observar bem o comando das produções de texto dos vestibulares e do ENEM, verá que todas as competências aí expostas - retiradas do site do MEC - aparecem como forma de orientação. Assim, basta seguir atentamente ao comando. Que será bem sucedido.
· Planeje seu tempo.
· Leia enunciados e as instruções com bastante atenção para não cometer erros por não ter compreendido a proposta.
· Dê título à sua redação somente se for pedido. Em alguns vestibulares isso é proibido.
Para ter acesso às provas do ENEM, basta digitar no Google - Provas do ENEM - MEC. Abre-se direitinho o link

Outras dicas.
§ Evite períodos longos: podem gerar ambiguidade falta de clareza.
§ Não use gírias ou linguagem muito informal: adeque seu texto à modalidade escrita e formal.
§ Evite palavras difíceis, que possam transmitir a ideia de falsa erudição e prejudicar a compreensão do texto.
§ Não escreva palavras cuja grafia ou significado não estejam claros para você. É recomendável ter bom domínio das normas gramaticais (ortografia, acentuação, concordância, regecência).
§ Fuja de fórmulas prontas e clichês: frases como “O Brasil é o país dos contrastes.” dizem pouco.
§ Não use expressões como eu acho, eu penso: é importante você expressar sua opinião sincera, mas expressões como essas podem sugerir insegurança ou “achismos” e enfraquecer sua argumentação.
§ Evite posições extremistas: demonstre respeito por diferentes pontos de vista culturais, políticos, sociais, etc.
§ Não faça citações descontextualizadas, que não possam ser de fato integradas ao texto. Senão você corre o risco de criar uma “colcha de retalho” e prejudicar a estrutura interna da redação.
§ Recorra a elementos coesivos para relacionar termos ou segmentos de texto: sinônimos, repetição, conectivos (pronomes conjunções), sequência tempora, etc.
· Como apresentar seu texto?
§ Evite letra de forma que dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Se usar, fique atento à legibilidade.
§ Evite rasuras: se errar uma palavra, passe um traço simples sobre ela e a reescreva.
§ Faça a prova com caneta azul ou preta, conforme as exigências do exame. Não use corretivo líquido nem escreva a lápis.
§ Fique atento ao número de linhas. Não fique aquém nem vá muito além do número estipulado, o que pode representar, no primeiro caso, falta de argumentos e, no segundo caso, dificuldade de conclusão.
§ Não se identifique. Se você rubricar, assinar a prova ou fizer qualquer sinal que o identifique, sua redação será anulada.

Nenhum comentário: