quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Coração sertanejo

        Sou sertaneja. Meu coração é do sertão. Hoje estou andarilha pelo mundo, conhecendo outras paragens; mas o de que eu gosto mesmo é do sertão, é da mata, das veredas, do cerrado, dos bichos, todos eles. Acredito que tenho muito a aprender, busco... constantemente. A travessia pelo Sertão será mais um passo nesse caminhar em busca de entender esse mundo, as nossas lutas, as nossas necessidades humanas... Conheço o Sertão das veredas... Desejo ampliar a minha perspectiva sertaneja e conhecer os Sertões do mundo.
        O Sertão que mora em mim é desejoso de se integrar a outros sertões do mundo. O Ser tão que mora em mim não é mais o meu sertão, senão o sertão do outro. Conhecer o sertão do outro é conhecer a mim mesma e continuar nessa busca em torno do entendimento da Poesia Concreta que é o grande sertão ou os sertões. Os grandes sertões e as pequenas veredas são uma manifestação completa e complementar do cosmo poeticamente, na sua diversidade mais linda, tudo isso imagino.

     Desejo conhecer mais esse mundo sertanejo, mergulhar na sua cultura, contribuir para o empoderamento das pessoas que nele vivem. Quero ser, ao menos, uma fagulha de sensibilidade para aqueles que olham o sertão e não veem a beleza poética extraordinária que o compõe. Precisamos lutar pelo sertão, para que ele continue sendo essencial na cultura nacional e para que ele se torne poesia aos olhos de quem não o vê poeticamente. Desejo participar dessa luta em benefício do sertão e em benefício de mim mesma. O sertão é lindo... o sertão é poesia. O sertão somos nós.

Nenhum comentário: