quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Antígona

TRAGÉDIA, na antiga Grécia, constituia uma peça em verso, em que figuram personagens ilustres ou heroicos de ação elevada, nobre própria para suscitar o terror e a piedade, termina por um acontecimento funesto, ou seja, presságio de morte, que traz desventuras, desgraças; sinistro.
ANTÍGONA faz parte de uma das trilogias mais famosas do teatro grego, da qual ainda fazem parte Édipo Rei e Édipo em Colono.
Lindas são as histórias e as quais todos devem ler, segue abaixo um pouquinho da minha última leitura de Antígona.
PARA NÃO dar muito detalhes e suscitar a curiosidade de cada um, não contarei os detalhes. Antigona quer dar ao irmão um enterro digno. E é proíbida por Creonte, pois, segundo este, somente um dos irmãos de Antígona merecia um enterro digno com todas as pompas de um guerreiro. Os dois irmãos de Antígona morreram lutando pelo trono deixado pelo pai: Édipo. Lembram-se de Édipo? O filho que mata o pai e se casa com a mãe: Jocasta? Dessa relação nasceram 4 filhos: Antígona, Ismênia, Etéocles e Polinice. Antígona, ao desobedecer a Creonte, é condenada à morte. Será que ela morre mesmo? Será que Creonte não se arrenpende da acusação. A história é linda e cheia de valores expressos explicitamente nas frases de Creonte, Antígona. Vale a pena ler!!! Deixo aí a minha sugestão.

Nenhum comentário: